Um ensaio teórico acerca da evasão na educação de jovens e adultos

Autores

  • Kelly Cristina de Oliveira Ferreira
  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli
  • Rosemary Aparecida de Almeida Moraes
  • Fernando Frederico Almeida Junior

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Evasão Escolar. Pedagogia Libertadora

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino gratuita voltada às pessoas que abandonaram ou não completaram a educação básica na idade adequada. Contudo, percebe-se que mesmo havendo políticas brasileiras que garantam a conclusão dos estudos, há inúmeros fatores que corroboram a evasão na EJA. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar na literatura científica os principais motivos para a evasão na Educação de Jovens e Adultos e discutir as contribuições de Paulo Freire e sua Pedagogia Libertadora para essa modalidade de ensino. O ensaio teórico foi realizado a partir de buscas por artigos, trabalhos acadêmicos e livros no Google Scholar, elegidos por conveniência. Dos resultados, observou-se que fatores como cansaço físico e mental, longo período para retornar para casa, distância percorrida de casa ou trabalho para o deslocamento até a escola, falta de transporte, falta de capacitação dos profissionais envolvidos e materiais inadequados para o docente desenvolver uma educação de qualidade com relação à idade dos alunos são os principais motivos para a evasão na
EJA. Por meio da Pedagogia Libertadora proposta por Paulo Freire, é possível tornar o  aluno mais crítico, consciente e engajado na sociedade. Nessa perspectiva, o professor assume o papel de mediador no processo de aprendizagem, visando o desenvolvimento da autonomia e o protagonismo nos estudantes, para que eles reconheçam e transmitam conhecimento, tornando o mundo um lugar melhor e não opressor.

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais