Programa residência pedagógica no contexto do ensino remoto

Autores

  • Franciele dos Santos

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica. Leitura. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que integra a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva aperfeiçoar a formação prática dos estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Por conta da nova realidade enfrentada pelo mundo a partir de meados do ano de 2020, decorrente da pandemia do Coronavírus, o Programa Residência Pedagógica precisou se adequar ao contexto do ensino remoto emergencial. O presente artigo propõe relatar a experiência de uma residente do curso de pedagogia, que trabalhou a leitura com alunos do 4º ano de uma escola pública, através do uso de tecnologias digitais. O trabalho da residente foi desenvolvido tendo como referência as habilidades e competências previstas
pela Base Nacional Comum Curricular, documento normativo da educação básica brasileira. Foram produzidos vídeos e alguns questionários virtuais em formato de jogos, fazendo o uso de diferentes plataformas on-line. Como resultado da experiência, nota-se que o desenvolvimento do Programa no contexto do ensino remoto emergencial exige que, de fato, utilizemos as tecnologias digitais a nosso favor, entretanto a falta de um efetivo contato entre residente e alunos é uma grande perda para todos.

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais