Percepções de alunos dos cursos de licenciatura sobre os desafios do estágio supervisionado no contexto pandêmico

Autores

  • Marcela Gomez Alves da Silva
  • Selma Ferreira de Oliveira Ribeiro

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Estágio obrigatório; Formação de professores.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre os desafios do estágio obrigatório nos cursos de licenciatura, no contexto de pandemia e pós-pandemia, bem como na formação de professores. Para a concretização do estudo, foi realizado o resgate de documentos legais sobre o estágio e pesquisa bibliográfica sobre autores que refletem sobre a temática do estágio. Foi promovida uma pesquisa de modo a conferir e refletir sobre os principais desafios para a realização do estágio supervisionado, segundo os estudantes dos cursos de licenciatura. Participaram do estudo os alunos dos cursos de Artes, Educação Física, Pedagogia e Ciências Biológicas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário contido em um formulário do Microsoft Forms, enviado aos alunos que estavam cumprindo a primeira etapa do estágio obrigatório. Foram 46 devolutivas dos questionários enviados, das quais 13 estudantes eram do curso de Educação Física, 11 alunos de Artes, 21 de Pedagogia e 1 de Ciências Biológicas. Entendemos que a pandemia trouxe grandes desafios para as escolas receberem os estagiários e, nesse momento, o estágio talvez
tenha sido mais um desafio encontrado pelas escolas; no fundo, acredita-se que todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos estagiários também foram desafios encontrados pelas escolas. Houve a possibilidade de compartilhamento de experiências sobre as formas de planejamento e estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores e, principalmente, quando possível, os estagiários puderam auxiliar os professores com novas estratégias tecnológicas para suas aulas, muitas delas usadas nas disciplinas da graduação.

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais