A ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Viviane Rodrigues
  • Juliana Vechetti Mantovani Cavalante

Palavras-chave:

Pandemia. Covid-19. Público-alvo da Educação Especial

Resumo

Em tempos de pandemia da Covid-19, diante da necessidade de permanecer com o distanciamento social, as escolas fechadas e a permanência do oferecimento à escolarização, algumas medidas foram adotadas, modificando-se os ambientes e recursos. Nesse cenário tem-se um novo agente educacional, os pais, principalmente com relação ao Público-alvo da Educação Especial (PAEE) que, em muitos casos, necessita de um ensino individualizado e de um apoio especializado. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar a literatura produzida acerca da escolarização do Público-alvo da Educação Especial em tempos de pandemia da Covid-19. Para tanto, utilizou-se como banco de dados o Portal de Periódico da CAPES e SciELO- Scientific Electronic. Descritores específicos foram utilizados na pesquisa: Pandemia and Educação Especial; Coronavírus and Educação Especial; Covid-19 and Educação Especial; Pandemia and Educação Inclusiva; Coronavírus and Educação Inclusiva; Covid-19 and Educação Inclusiva; Pandemia and deficiência; Coronavírus and deficiência; Covid-19 and deficiência. O período
 da Revisão de Literatura nesse estudo foi de 2019 a 2021. Considerando esse período, foram encontrados 335 artigos, a partir do critério de inclusão e exclusão, bem como os estudos repetidos, somente 11 foram selecionados. Como resultados foram
analisadas cinco categorias: Os alunos do PAEE como participantes dos estudos; Os professores de alunos PAEE como participantes dos estudos; Modalidades de ensino contempladas nos estudos; Práticas Pedagógicas e a Síntese dos estudos analisados. Conclui-se que a educação tem a finalidade de proporcionar o acesso ao conhecimento historicamente produzido de forma equitativa e inclusiva, independente das condições socioeconômicas e habilidades acadêmicas dos estudantes. Ou seja, não se pode descurar o direito à educação a todas as pessoas em qualquer momento.

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Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais