IMAGENS PANDÊMICAS E EXPERIMENTAIS

O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO REMOTO DE FOTOGRAFIA PARA O CURSO DE DESIGN

Autores

  • Erica Cristina de Souza Franzon

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v43i2.500

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Design, Experimentação, Fotografia de Celular, Pandemia de covid-19

Resumo

Entre 2020 e 2021, a disciplina de fotografia precisou ser adaptada ao ensino remoto
devido à pandemia da Covid-19. Para garantir a continuidade das aulas foi elaborado
um Plano de Ensino Emergencial com substituições pontuais nos conteúdos, para garantir o ensino e a aprendizagem durante o período de isolamento. Com as limitações no uso da câmera fotográfica, do estúdio fotográfico e demais experiências presenciais, o Plano Emergencial inseriu a utilização do smartphone no desenvolvimento das práticas
fotográficas para que as aulas práticas pudessem ser realizadas em casa. Este artigo traz,
além de uma discussão sobre o uso de dispositivos móveis para a captura de imagens
fotográficas e a experiência estética possibilitada pelo aparelho, resultados de trabalhos
desenvolvidos no curso de Design do Centro Universitário Sagrado Coração - Unisagrado. Alguns trabalhos consolidam a fotografia como formadora de imaginários sobre o tema da Covid-19, por meio de narrativas visuais produzidas pelos estudantes, e ampliam o exercício da experimentação fotográfica a partir da referência da obra Fotoformas, do designer brasileiro Geraldo de Barros.

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais