DESAFIOS DO SÉCULO XXI INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autores

  • Eliana Ramos da Silva

Resumo

A Educação para o Trânsito nas escolas brasileiras tem se mostrado fundamental para
promover a formação cidadã dos estudantes e contribuir para uma convivência segura
no tráfego urbano. Busca se a compreensão de como essa temática está sendo trabalhada nas escolas brasileiras possibilitando identificar boas práticas, desafios e oportunidades de aprimoramento, visando a uma formação cidadã mais completa e consciente dos estudantes no trânsito. Desta forma, este estudo teve como objetivo investigar a integração dessa temática nos currículos escolares estaduais, analisando práticas pedagógicas, desafios e resultados obtidos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores escolares e representantes de órgãos responsáveis pelo trânsito. A amostra selecionada foi por critério de conveniência e a análise dos dados feita por meio da análise de conteúdo. A relevância desta pesquisa residiu na necessidade de promover uma cultura de trânsito mais segura e responsável, capacitando os estudantes desde cedo a serem cidadãos conscientes e responsáveis nas vias públicas. A falta de publicações recentes sobre o tema com ênfase no currículo escolar e a limitação de estudos que abordam a educação para o trânsito de forma contínua nas instituições de ensino indicam a importância de investigar essa temática. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o debate e aprimoramento da Educação para o Trânsito, subsidiando ações e políticas públicas voltadas para uma educação mais efetiva e integrada nessa área.

Publicado

2024-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais