ENVOLVIMENTO INFANTIL NA GESTÃO ESCOLAR UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O presente artigo teve por objetivo analisar a contribuição da criança de 5 a 10 anos na
gestão escolar. Muitas vezes causa estranheza esse tema, pois todos já se questionam
se uma criança tão pequena é capaz de opinar. Mas não se deve esquecer que a infância com empoderamento e com direitos é algo moderno ainda pouco incorporado. Porém é relevante e é justificado por motivos encontrados na própria evolução cultural do ser humano. O adulto contemporâneo é diferente de um adulto de 30 anos atrás, então a criança também tem sua infância modificada e as escolas necessitam modificar e repensar a maneira como conduzem e administram a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental. Além de documentos oficiais sobre conselhos escolares e embasamento teórico sobre desenvolvimento infantil, foram analisados seis artigos sobre a participação infantil na gestão escolar na tentativa de responder algumas questões: como conseguir, dentro da rotina escolar, ouvir as crianças em suas demandas sem prejudicar o estudo e o funcionamento da instituição. Como conseguir que as crianças se expressem de forma capaz de se fazerem entendidas e de participarem em uma votação de pauta. Como aplicar as decisões entremeadas de raciocínio infantil sem atrapalhar as necessidades burocráticas, éticas e funcionais da escola. Uma possível solução para isso é a urgência em repensar o modo de funcionamento institucional, pautado na lógica dos adultos, em favor da visão infantil.