PERSPECTIVAS MODERNIZADORAS PARA NOVAS CONOTAÇÕES
Resumo
Com o propósito de contribuir para a modernização, no formato de atuação e na gestão dos conselheiros, dos conselhos escolares, este trabalho faz uma análise da história dos conselhos escolares desde sua proposição pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação até os dias atuais, faz um estudo sobre modernização digital, documental e mudanças no funcionamento dos conselhos, as maneiras eficientes de gerir pessoas, no caso os conselheiros, e o uso da divulgação ativa para valorização das atividades realizadas. Resultados de pesquisas sobre conselhos escolares são analisadas e indicam o quão eficientes são as ações para implementação e fortalecimento dos conselhos, nas atuações mais dinâmicas e não apenas democráticas, podem e devem ser desenvolvidas para que as atividades desenvolvidas sejam expostas com positividade para gerar sentimento de pertencimento e eficiência na gestão escolar. Fazer uso mais significativo das ferramentas digitais e virtuais pode promover uma atuação mais leve do ponto de vista organizacional e produtivo. Trabalhar com os conselheiros de forma mais integrada, comprometida, com comunicação ativa e eficiente será capaz de dar aos conselhos escolares uma visibilidade positiva perante a comunidade escolar, levando a um fortalecimento providencial para garantir a gestão democrática. Utilizando-se de documentos e sítios eletrônicos oficiais,
artigos acadêmicos buscados por meio de ferramentas de buscas acadêmicas e livros sobre o tema, este artigo se justifica por fomentar uma nova maneira de trabalhar dos conselhos e conselheiros escolares para efetiva gestão democrática escolar.