APRIMORANDO A MATEMÁTICA:

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (9º ANO) COM AULAS DE REFORÇO

Autores

  • Sidnei João Bortolozzo
  • Cristiane Karina Solato
  • Fernanda Cincotto Gonçalves Cincotto Gonçalves
  • Leticia Braga Berlandi

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v45i02.843

Palavras-chave:

Ensino Fundamental., Educação a Distância., Docentes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apoiar os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental - 9 ano, especialmente aqueles que enfrentaram dificuldades durante o período de ensino remoto, em decorrência da pandemia. Durante esse período, o Brasil adotou o ensino a distância, e muitos conteúdos de Matemática não foram adequadamente apreendidos pelos alunos. Para suprir essas lacunas, foram propostas aulas de reforço, que começaram a ser ministradas no contraturno, com o objetivo de proporcionar um espaço de aprendizagem mais eficaz. A metodologia adotada nas aulas de reforço difere das abordagens utilizadas nas videoaulas durante o ensino remoto. A proposta é apresentar os conteúdos de maneira descontraída e lúdica, com o uso de recursos midiáticos, para despertar o interesse dos alunos e motivá-los a participar ativamente. Embora essas aulas não sejam obrigatórias, é fundamental que os alunos, diante das suas necessidades educacionais, se envolvam e participem delas. Para tornar essas aulas mais atrativas, a proposta inclui o método de aprender com o erro e a resolução de problemas, o que permite aos alunos se engajarem de forma mais prática e reflexiva. O objetivo das aulas de reforço não é apenas a assimilação de conteúdo, mas também proporcionar um ambiente de interação entre os alunos, favorecendo o desenvolvimento da autoestima e a colaboração entre eles.

 

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos Originais