CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS PIBID E RP NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SAGRADO CORAÇÃO-UNISAGRADO

Autores

  • Eliane Aparecida Toledo Pinto
  • Rosilene Frederico Rocha Bombini

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v45i02.844

Palavras-chave:

Formação de professores., PIBID., Residência Pedagógica., Docência.

Resumo

O Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO de Bauru-SP participa das ações da Política Nacional de Formação de Professores desde 2012 por meio do Programa de Iniciação à Docência -PIBID- e, a partir de 2018, do Programa Residência
Pedagógica -PRP. A Instituição de Ensino Superior -IES- preocupa-se com a formação de professores desde a sua fundação, na década de 1950, e sempre manteve os cursos de licenciatura. Assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar as contribuições dos programas PIBID e RP nas três últimas edições -2018, 2020 e 2022- para a formação de professores do UNISAGRADO. Os programas PIBID e RP possibilitaram a imersão dos estudantes no contexto escolar, de forma presencial e virtual - no contexto da pandemia de Covid-19 -, além de propiciarem momentos de planejamento, reflexões sobre a prática pedagógica, aprofundamentos, análises de documentos, estudos teóricos, desenvolvimento de materiais didáticos, sites, vídeos etc. O PIBID e o PRP possuem um papel relevante no campo da política educacional de formação de educadores, proporcionando aos futuros professores uma articulação indispensável entre teoria e prática, para a construção de sua identidade como profissional da educação.

 

Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos Originais