UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL:
DA COLONIZAÇÃO EM 1500 AO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.47296/mimesis.v45i02.847Palavras-chave:
Ensino de Física., História do ensino de Física no Brasil., Ensino de Ciências., Ensino de Física na educação superior., Ensino de Física na educação básica.Resumo
Nas últimas décadas, o ensino de física no Brasil teve pouca evolução, principalmente no ensino básico. Há diversos problemas que vêm sendo apontados na literatura que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, desde a falta de laboratórios para
experimentação à falta de professores qualificados. Este trabalho tem como objetivo relacionar o atual cenário do ensino de física no Brasil com o contexto histórico da educação no Brasil, baseado em uma pesquisa descritiva, utilizando um método qualitativo de análise documental. Observou-se que, historicamente, o ensino no Brasil foi pautado em características humanísticas, tendo o ensino de física pouca importância no currículo escolar, sendo um reflexo do modelo de ensino adotado no período do Brasil colônia pelos jesuítas. Um dos marcos para o ensino de física foi a criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, que inseriu no seu currículo escolar aulas de física, mas que não chegavam a 4 por cento da carga horária total de ensino, ofertadas apenas nos anos finais do ciclo básico, semelhante ao cenário atual. Os resultados indicam que a baixa procura por cursos de Física no ensino superior está ligada à falta de acesso a um ensino de física nas séries iniciais, aliada à ausência de professores qualificados no ensino básico e à limitação de aulas práticas, bem como a desvalorização dos profissionais da educação, sugerindo a necessidade de ações governamentais para a inserção gradual do ensino de Física nas séries iniciais.