ROTINAS DE PENSAMENTO VISÍVEL POR MEIO DOS MEMES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA:

PARTICIPAÇÃO E ENGAJAMENTO NA SALA DE AULA

Autores

  • Isabela Scarelli Domingues
  • Patricia Aparecida Gonçalves de Faria

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Metodologias Ativas, Memes, Rotinas de Pensamento

Resumo

A utilização de tecnologias tem gerado transformações no âmbito educacional. Embora seu uso tenha aumentado em sala de aula com os slides e pesquisas na internet, as práticas pedagógicas continuam seguindo o modelo tradicional. Essa situação se in-
tensifica nas aulas de Língua Portuguesa, sendo necessárias medidas para que haja mais atividades que explorem as novas práticas sociais do uso da linguagem. Nesse sentido, a presente discussão aborda os memes, de forma a relacionar teoria e prática, tornando as aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas e interativas. Para isto, as rotinas de pensamento visível, defendidas pelo Project Zero da Universidade de Harvard, funcionam como metodologia do professor, de maneira que possa engajar e encorajar os alunos a exercerem o pensamento crítico, desenvolverem habilidades de interpretação, leitura, escrita, reflexão e apresentarem autonomia em sala de aula, por meio dos memes.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais