A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO SAGRADO CORAÇÃO (FAFIL) DE BAURU-SP (1954-1968)
Palavras-chave:
História da formação de professores primários, Bauru, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, História da educaçãoResumo
A pesquisa, cujos resultados são apresentados neste artigo, enfocou a formação de professores primários na região Noroeste paulista. Dialogando com o crescente investimento no âmbito da história regional na pesquisa em educação, o artigo tem como objetivo geral analisar a história da formação de professores primários a partir do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração (FAFIL), de Bauru, entre 1954 e 1968. O recorte cronológico compreende o período de implantação do curso e da abertura da primeira turma – 1954 – até o ano de formação da décima turma, que corresponde ao ano de 1968. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados procedimentos de localização, reunião e seleção de documentos, a partir dos quais foram elaboradas as referências bibliográficas, as quais estão organizadas, classificadas e ordenadas a partir de categorias. Por meio da pesquisa, foi possível compreender que a FAFIL contribuiu de forma intensa para a formação de professores na região Noroeste paulista, tendo não somente destinado docentes para o ensino primário, mas, também, para outros níveis de ensino e para cargos de gestão educacional. Promovendo discussões teóricas e metodológicas bastante convergentes com o que circulava no debate nacional e até mesmo mundial quanto a questões educacionais, o curso de Pedagogia permitiu a formação de um grupo de professores muito articulado com essas discussões.