Relato de Experiência – aula estatística na prática utilizando o Laboratório de Química na Unisagrado
Palavras-chave:
aula prática, formação acadêmica, ensino-aprendizagemResumo
As aulas práticas são ferramentas complementares ao ensino, tanto médio como superior, pois
é uma importante estratégia para o processo de construção de conhecimento. Durante a aula
prática são confiados benefícios aos alunos que induz ao crescimento profissional e pessoal. o
presente trabalho tem como objetivo aplicar os conhecimentos de estatística adquirido em sala
de aula em uma aula prática. A atividade foi distribuída da seguinte forma: o docente postou no
sistema do Centro Universitário Sagrado Coração de Jesus UNISAGRADO com antecedência
de 15 dias, o plano de aula, contendo os objetivos, metodologia de ensino e métodos de execução
da aula. A aula ocorreu no Laboratório E003 do campus. Utilizaram as bancadas para pesar e
medir os reagentes e para manusear o processo no banho-maria. Decorrido o processo os alunos
fizeram um relatório em grupos apresentando os resultados das medidas de tendencia central
(média, mediana e moda) e medidas de dispersão (amplitude total, variância, desvio padrão e
coeficiente de variação). Pode-se concluir que a aula prática foi importante para o processo de
ensino-aprendizagem, tornando assim, uma aula dinâmica com maior participação e se nesse
processo de ensino houve algum fator limitante para o aprendizado, este foi superado ao longo
do término da aula, comprovado pela alta resposta dos alunos em um feedback levantado pelo
professor e posterior prova regimental com alto índice de aprovação.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Environmental Science & Technology Innovation - ISSN 2965-1158
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.