PIBID MULTIDISCIPLINAR

A VIVÊNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PRÁTICA

Autores

  • Beatriz Padilha da Silva Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Isabela Geglio Baraldi Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Tainara Braga Mastrangelo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Leila Maria Gumushian Felipini Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Wilza Carla Vilani Saraiva Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

PIBID, CAPES, Alfabeto, Escrita

Resumo

Este trabalho é parte do subprojeto Multidisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual é
financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e realizado por graduandos do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). O subprojeto Multidisciplinar foi desenvolvido por estudantes dos cursos de Letras - Português e Inglês e Pedagogia. Os alunos de Pedagogia planejaram e realizaram atividades de comunicação oral, produção escrita
e leitura por meio da abordagem de gêneros. No primeiro semestre de 2018 e 2019, os alunos do Ensino Fundamental I da escola
EMEF Nacilda de Campos trabalharam com as letras do alfabeto, relacionando-as com as letras iniciais dos nomes dos animais. Já no segundo semestre foram explorados com os alunos, gênero textual, cantiga de roda e parlendas. Todas as atividades foram realizadas de maneira lúdica, dinâmica e diversificadas. Esse projeto teve uma grande importância para a formação de um leitor crítico perante sua ação no mundo. Para as docentes, o projeto foi de extrema importância pelo fato de que ele possibilitou  experiências significativas e inesquecíveis, que irão marcar e orientar todo o processo de formação acadêmica e profissional. 

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais