PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO PIBID

METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Isabela Scarelli Domingues Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Jedaias de Lima Ferraz Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Leila Maria Gumushian Felipini Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

PIBID, Metodologias ativas, Práticas de leitura e escrita

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do
Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes, ainda na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Dessa forma, os principais objetivos do projeto são não só o aprimoramento da formação dos discentes relacionando teoria e prática, como também mobilização dos professores, como sendo co-formadores dos futuros docentes. Nesse sentido, o subprojeto PIBID- Multidisciplinar reuniu os cursos de Letras Português e Inglês e Pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) de Bauru para atuarem em duas escolas do município, sendo uma estadual e uma municipal. Tal artigo tratará, de forma específica, da experiência da dupla de Pibidianos na Escola Estadual Stela Machado, nas turmas de 2º colegial C, no 2º semestre de 2018, e no 3º colegial A, no ano letivo de 2019, à frente da disciplina de Língua Portuguesa, com foco nos gêneros textuais. Dessa forma, os objetivos do presente artigo são discutir as práticas pedagógicas de ensino desempenhadas na referida época nas turmas de 2º e 3º colegiais da E. E. Stela Machado, bem como ressaltar a importância das metodologias ativas nas aulas de Língua Portuguesa e das atividades de leitura e escrita desenvolvidas por meio da gramática contextualizada. O corpus justifica-se pela importância do projeto PIBID na formação do professor de licenciatura, que tem a oportunidade de levar para a escola pública novas metodologias nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologias que possibilitem uma aprendizagem significativa e que promovam a participação ativa do aluno como protagonista de sua aprendizagem, colaborando com a transformação da educação pública brasileira. Concluímos que o ensino de gêneros textuais a partir de metodologias ativas são de extrema importância para o aprendizado do aluno, uma vez que permite que o mesmo seja protagonista da sua própria formação. Ademais, após todas as dinâmicas objetivadas em trabalhar a argumentação, a linearidade e a continuação de textos, houve uma evolução em relação à escrita dos alunos quando comparamos os textos finais aos primeiros textos produzidos em sala.

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

Artigos Originais