A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E A NECESSIDADE DE SE ROMPER COM AS FRONTEIRAS DISCIPLINARES
Palavras-chave:
PIBID, Dissertação, Conhecimentos prévios, Interdisciplinaridade, TransdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho busca discutir, com base na experiência vivida com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, as intervenções realizadas durante um projeto de construção do texto dissertativo-argumentativo. A proposta de intervenção surgiu por conta dos desafios verificados na construção do texto e das dificuldades dos alunos em estabelecerem relações de sentido e se apropriarem dos conteúdos no contexto da escola pública. Para tanto, o projeto realizado pelo PIBID Multidisciplinar teve como proposta o uso de uma abordagem interdisciplinar em sala de aula de língua portuguesa na Escola Estadual Stela Machado em Bauru/SP, no ano de 2019. No entanto, acreditamos que tal abordagem não tenha sido suficiente para superar todos os obstáculos, fazendo-se necessária uma discussão sobre o ensino transdisciplinar como alternativa para essa realidade.