HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA

O USO DE FONTES IMAGÉTICAS E ENTREVISTAS NO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Laís Prestes Redondo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Marco Antônio de Morais Júnior Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Rodrigo Galo Quintino Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Flávia Santos Arielo Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Lourdes Conde Feitosa Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

História local, Ensino de História, Residência Pedagógica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as experiências de residentes do Programa Residência Pedagógica, no subprojeto História do Centro Universitário Sagrado Coração. Partindo da proposta de relacionar o ensino das disciplinas curriculares com
a temática de História Local, o projeto foi realizado com um 2º e um 3º ano do Ensino Médio da escola E. E. Luiz Zuiani, localizada na cidade de Bauru. As atividades, desenvolvidas durante o ano de 2019, intercalaram aulas expositivas e dialogadas com análise de fontes
imagéticas e a realização de entrevistas com familiares por parte dos alunos. As fontes imagéticas utilizadas foram disponibilizadas pelo
acervo fotográfico do Núcleo de Pesquisa e História do Centro Universitário Sagrado Coração, do site do Projeto Museu Ferroviário, da
apresentação “Boca do Sertão”, realizada pelo historiador Luís Paulo Domingues, e do livro “Mulheres, trens e trilhos”, da historiadora
Lídia Maria Vianna Possas (2011). Todas essas atividades realizadas pelos alunos, além de os aproximarem do ofício do historiador, possibilitaram uma construção diferente e mais significativa da História da Cidade, que vai além de conhecer os grandes “fundadores” concebidos pela perspectiva tradicional. Ao final do ano, as análises das fontes e as entrevistas realizadas pelos discentes foram compiladas na elaboração de um livro, o qual se encontra disponível para consulta na biblioteca da escola.

Downloads

Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais