HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE AULA
O USO DE FONTES IMAGÉTICAS E ENTREVISTAS NO SUBPROJETO HISTÓRIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
História local, Ensino de História, Residência PedagógicaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir as experiências de residentes do Programa Residência Pedagógica, no subprojeto História do Centro Universitário Sagrado Coração. Partindo da proposta de relacionar o ensino das disciplinas curriculares com
a temática de História Local, o projeto foi realizado com um 2º e um 3º ano do Ensino Médio da escola E. E. Luiz Zuiani, localizada na cidade de Bauru. As atividades, desenvolvidas durante o ano de 2019, intercalaram aulas expositivas e dialogadas com análise de fontes
imagéticas e a realização de entrevistas com familiares por parte dos alunos. As fontes imagéticas utilizadas foram disponibilizadas pelo
acervo fotográfico do Núcleo de Pesquisa e História do Centro Universitário Sagrado Coração, do site do Projeto Museu Ferroviário, da
apresentação “Boca do Sertão”, realizada pelo historiador Luís Paulo Domingues, e do livro “Mulheres, trens e trilhos”, da historiadora
Lídia Maria Vianna Possas (2011). Todas essas atividades realizadas pelos alunos, além de os aproximarem do ofício do historiador, possibilitaram uma construção diferente e mais significativa da História da Cidade, que vai além de conhecer os grandes “fundadores” concebidos pela perspectiva tradicional. Ao final do ano, as análises das fontes e as entrevistas realizadas pelos discentes foram compiladas na elaboração de um livro, o qual se encontra disponível para consulta na biblioteca da escola.