O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Amanda Salimon Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Ingrid Graziela de Freitas Santana Cesário Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Patrícia Viana Belam Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Língua Portuguesa, Metodologias ativas, Formação docente, Programa Residência Pedagógica

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência das atividades desenvolvidas por uma equipe de licenciandas do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica no 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública. Por meio do programa realizado pelo UNISAGRADO e subsidiado pela CAPES, as licenciandas elaboraram e aplicaram atividades com o apoio de metodologias ativas em aulas de Língua Portuguesa e Literatura por um ano e meio. O objetivo deste artigo é avaliar a aplicação das metodologias ativas utilizadas. Para tanto, foram selecionadas as principais atividades de cada bimestre – a Corrida Gramatical, a sequência didática para produção do texto dissertativo-argumentativo, o fluxograma e as exposições culturais –, que foram fundamentadas e comentadas. Durante essas atividades, além do conteúdo das aulas, também se trabalhou a motivação, a independência, a criatividade e o trabalho em equipe. As metodologias ativas contribuíram significativamente para a participação dos estudantes nas aulas, estimulando competências cognitivas e pessoais que são valorizadas na sociedade atual. Algumas atividades levaram mais tempo que o planejado; porém, seus resultados demonstraram o envolvimento do estudante em seu próprio aprendizado e a internalização do conhecimento. Ressalta-se que a realização dessas atividades somente foi possível devido à contribuição do Programa de Residência Pedagógica e ao apoio da escola.

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Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais