A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA
ROLE-PLAYING GAME PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Role-Playing Game (RPG) Pedagógico, Língua PortuguesaResumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos recém-formados do Curso de Letras Português-Inglês do Unisagrado, Bauru/SP, como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, nos anos de 2018 e 2019, a partir da criação de um projeto de metodologia ativa
conhecida como RPG (role-playing game) pedagógico, com o propósito de tornar o ensino de Língua Portuguesa mais atrativo e manter os alunos mais interessados e engajados. O RPG pedagógico se estrutura com a essência de contrariar o ensino tradicional que limita o pensar dos alunos, propondo atividades que incentivem, alimentem e esperem dos mesmos mais imaginação, mais movimento, mais interação e, consequentemente, mais envolvimento. O projeto realizou-se por meio de atividades gramaticais, interpretativas, de leitura e de
produção de texto entrelaçadas a uma história fictícia que teve como intuito explorar e descobrir um mundo pós-apocalíptico, trazendo a
ideia de urgência e esperança em estar de volta ao mundo como o conhecemos, com amigos e familiares próximos. Sendo assim, criou uma atmosfera de aventura que tornou a aprendizagem significativa por trazer um propósito em aprender os conteúdos, pois o uso do conhecimento foi imediato e a memorização foi construída juntamente com as lembranças vivenciadas e proporcionadas pela história.