RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Paloma Viotto Galvão Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Patrícia Viana Belam Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Subprojeto de Língua Portuguesa, Metodologias Ativas, CAPES

Resumo

O presente artigo visa compartilhar as experiências desenvolvidas no subprojeto de Língua Portuguesa no programa Residência Pedagógica (CAPES), do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado (antiga Universidade do Sagrado Coração – USC), Bauru/SP, entre agosto de 2018 e dezembro de 2019. Desenvolvido por trinta estudantes residentes do terceiro e quarto anos do curso de Letras Português-Inglês, a atuação se deu no Ensino Fundamental II e Ensino Médio de três escolas públicas de Bauru/SP: na E.E. Prof.º José Viranda, E.E. Dr. Carlos Chagas e E.E. Prof. Luiz Zuiani. Abordando os conteúdos previstos para cada ano em acordo com a BNCC o diferencial de atuação pedagógica se voltou, em grande medida, para as diferentes abordagens à luz das metodologias ativas. Além da
regência, projetos alternativos foram realizados pelos alunos residentes, como revitalização da Sala de Leitura, reforço escolar, RPG pedagógico, espaços literários para troca de livros e atividades voltadas ao ensino de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Por conta da sua equivalência com o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, os objetivos da Residência Pedagógica focaram no aperfeiçoamento
e reformulação da formação de licenciandos dentro da atuação docente, assim como no fortalecimento, ampliação e consolidação da relação entre a Universidade e escolas públicas.

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Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais