A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Alfabetização e Letramento, AprendizagemResumo
O presente trabalho objetivou relatar as reflexões e experiências vivenciadas no programa Residência Pedagógica quanto ao proces- so
de alfabetização e letramento realizadas com alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, na Escola Estadual João Simões Netto, no
município de Bauru- SP. A utilização de textos e gêneros diversificados nas séries iniciais possibilita uma aprendizagem significativa no processo de alfabetização e letramento de alunos. A promoção de situações de aprendizagem que estimulem e motivem o aluno à leitura são importantes. Para tanto, foi desenvolvido um Projeto intitulado “Aluno Leitor” com trinta e dois (32) alunos do quarto ano do ensino fundamental; uso de histórias em quadrinhos (HQs) e do jogo “Eu sei, eu preciso descobrir” com vinte e cinco (25) alunos do terceiro ano do ensino fundamental, ambos em uma abordagem qualitativa. As atividades desenvolvidas na Escola Estadual João Simões Netto contribuíram para o processo de alfabetização e letramento dos alunos. O Programa Residência Pedagógica possibilitou articular a teoria ensinada no Centro Universitário à prática docente em sala de aula na escola pública, bem como a observação das relações existentes no ambiente escolar, as dificuldades da prática docente, a realidade da escola pública, a utilização de estratégias e metodologias de ensino de acordo com as especificidades dos alunos. Assim, este programa é imprescindível para a formação de futuros professores, pois permite vivenciar e aprender a docência na prática.