A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sabrina Miranda de Jesus Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Jonathan de Souza Sena Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Pennelope Marques Santana Paiva Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Eliane Aparecida Toledo Pinto Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Alexandre Oliveira Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Juliana Xavier Escola Estadual João Simões Netto
  • Natália Del Bosque Peres Couto Escola Estadual João Simões Netto

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Alfabetização e Letramento, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho objetivou relatar as reflexões e experiências vivenciadas no programa Residência Pedagógica quanto ao proces- so
de alfabetização e letramento realizadas com alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental, na Escola Estadual João Simões Netto, no
município de Bauru- SP. A utilização de textos e gêneros diversificados nas séries iniciais possibilita uma aprendizagem significativa no processo de alfabetização e letramento de alunos. A promoção de situações de aprendizagem que estimulem e motivem o aluno à leitura são importantes. Para tanto, foi desenvolvido um Projeto intitulado “Aluno Leitor” com trinta e dois (32) alunos do quarto ano do ensino fundamental; uso de histórias em quadrinhos (HQs) e do jogo “Eu sei, eu preciso descobrir” com vinte e cinco (25) alunos do terceiro ano do ensino fundamental, ambos em uma abordagem qualitativa. As atividades desenvolvidas na Escola Estadual João Simões Netto  contribuíram para o processo de alfabetização e letramento dos alunos. O Programa Residência Pedagógica possibilitou articular a teoria ensinada no Centro Universitário à prática docente em sala de aula na escola pública, bem como a observação das relações existentes no ambiente escolar, as dificuldades da prática docente, a realidade da escola pública, a utilização de estratégias e metodologias de ensino de acordo com as especificidades dos alunos. Assim, este programa é imprescindível para a formação de futuros professores, pois permite vivenciar e aprender a docência na prática.

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Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais