JOGOS ONLINE NA EDUCAÇÃO
UM OLHAR PARA AS PREFERÊNCIAS DOS NATIVOS DIGITAIS
Palavras-chave:
Jogos online, Nativos digitais, GamificationResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permeiam toda a nossa sociedade e influenciam a vida de toda uma
geração. Os jovens utilizam as TDIC principalmente para a comunicação e o entretenimento, sendo que os jogos online fazem parte do
cotidiano dos estudantes. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as preferências dos estudantes nativos digitais em relação
aos jogos online e a utilização destes no contexto escolar. Enquanto objetivos específicos pretendeu-se: identificar os jogos online preferidos dos estudantes; classificar os jogos indicados pelos estudantes; identificar o conhecimento dos professores sobre jogos online e Gamification. Para esse fim, utilizou- se como instrumento para coleta de dados um checklist e um questionário. A pesquisa foi realizada
em uma escola de Ensino Fundamental I do município de Bauru/SP. Ao analisarmos os dados coletados, verificamos que os estudantes
participantes da pesquisa preferiam utilizar o smartphone em relação a outros recursos. Sobre os jogos preferidos dos estudantes, a maioria indicou preferência por jogos que permitiam a elaboração de estratégias e continuidade no jogo. Em relação aos professores,
esses reconheciam o potencial das TDIC no contexto educacional, no entanto sinalizaram dificuldades relacionadas a formação necessária
para utilizar as TDIC em suas práticas pedagógicas.