O MARKETING DE CONTEÚDO NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS COMO FORMA DE PROPAGAÇÃO CULTURAL INDÍGENA

Autores

  • Ana Arlinda Alcântara Caldeira Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
  • Jéssica de Cássia Rossi Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO

Palavras-chave:

Cultura, Indígenas, Marketing, Mídias Digitais

Resumo

A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que está cada vez mais presente em empresas e organizações de todo tamanho e
segmento de mercado, como em comunidades menores, que estão elaborando conteúdos em plataformas e redes sociais digitais a fim
de mostrar sua cultura e tradição à sociedade em que estão inseridas. Assim, buscou-se entender o potencial de uso das tecnologias em
comunidades indígenas por meio da criação e divulgação de conteúdos culturais e informativos, visto que, tempos atrás, os índios não tinham contato com a sociedade industrializada e viviam isolados em suas aldeias. Com a tecnologia e a criação de conteúdo, os indígenas adquirem novos conhecimentos e divulgam seus costumes para outras pessoas e comunidades por meio de vídeos, fotos e artigos.
Dessa forma, a exploração deste assunto foi feita por meio de pesquisa bibliográfica com foco em temas como o marketing de conteúdo, inclusão digital, processo de aculturação e sociedades indígenas, como também por meio de pesquisa qualitativa exploratória a fim de obter informações mais detalhadas sobre a interação que eles têm com a tecnologia. Finalmente, constatou-se que o uso da tecnologia é um apoio à divulgação cultural e étnica de povos indígenas, como também representa um meio de integração e atualização política, social e ambiental na internet. Esse uso não menospreza a essência dos índios, pois oferece mais possibilidades comunicacionais e aumenta
a inclusão digital e social desse povo.

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Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais