A Teoria das inteligências múltiplas no contexto de alunos com altas habilidades/superdotação: uma análise de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.388Palavras-chave:
Inteligências múltiplas. Altas Habilidades/Superdotação. PsicopedagogiaResumo
Quando falamos em estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), as dúvidas e os mitos construídos socialmente acabam acompanhando esses indivíduos. A desmistificação e uma identificação precoce são necessárias para que o desenvolvimento dessas habilidades possa ser explorado da melhor maneira possível, de modo que a equipe escolar tem papel fundamental no auxílio desse reconhecimento. Assim, este estudo teve por objetivo investigar as relações entre a teoria das Inteligências Múltiplas e a identificação de alunos com AH/SD baseada na produção científica da área. A pesquisa consistiu em um trabalho de revisão da literatura, que teve como conteúdo a análise de artigos, dissertações e teses, as quais discutiam sobre a superdotação e as inteligências múltiplas. Para tanto, foram realizadas pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Scientific Eletronic Library Online. Para complementar as buscas também foi utilizado o portal Google Acadêmico. Os principais resultados demonstraram que considerar a existência de pelo menos oito tipos de inteligências, como evidência Howard Gardner, favorece e valoriza estudantes com habilidades distintas que são vistas nas disciplinas
escolares tradicionais, além de permitir uma primeira identificação de estudantes com características de superdotação. Destacamos também a necessidade de um avanço no sistema de ensino, desde a formação de professores ao reconhecimento da importância da psicopedagogia institucional dentro do ambiente escolar, assim como elaborar propostas que aprimorem as capacidades exigidas em cada disciplina e ofertar atividades a fim de abranger o maior número de estudantes possíveis.