A inserção da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Fundamental: aprendendo uma segunda língua
DOI:
https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.391Palavras-chave:
Libras. Ouvintes. Inclusão Escolar.Resumo
tema central desta pesquisa refere-se à importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos ouvintes em escolas regulares do ensino fundamental, assegurando o direito de inclusão dos surdos no ambiente escolar, partindo do princípio de que é por meio da Libras que o surdo interage e se expressa na sociedade. A oficialização da Libras foi conquistada legalmente em nosso país como resultado dos inúmeros movimentos e lutas das pessoas surdas brasileiras. Dessa forma, este estudo tem como objetivo compreender, a partir da literatura, artigos científicos acerca da importância da aprendizagem da Libras por alunos ouvintes que frequentam as escolas regulares do ensino fundamental. Para a realização do estudo, foram utilizadas quatro etapas: 1- Busca de bibliografia em bases de dados; 2- Após o levantamento, foram realizadas leituras; 3- Os artigos científicos que apresentavam estudos correspondentes ao tema central da pesquisa foram separados para análise. 4- Após a análise, apenas três artigos correspondiam ao objetivo da pesquisa. Os estudos excluídos não apresentaram dados concretos e práticas do ensino de Libras aos ouvintes. Como resultados, pode-se compreender que o ensino de Libras para os ouvintes não apenas garante a inclusão nas escolas, mas proporciona um ambiente acolhedor, democrático e dinâmico entre alunos e professores. Dessa forma, acredita-se que há a necessidade de propostas educacionais que possam atender às necessidades de todos os educandos, possibilitando maior autonomia e promovendo comunicação e interação entre todos, contribuindo para aprendizagem.