O Solucionismo tecnológico como suporte educacional no pós COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.392Palavras-chave:
Educação. Metodologia. Solucionismo Tecnológico.Resumo
Este artigo teve por objetivo apresentar o Solucionismo Tecnológico e como ele se comporta diante da conjuntura educacional perante a realidade da Educação a Distância. Foi apresentado um gráfico que denota que o EaD, no Brasil, será o meio educacional mais aceito, ultrapassando a educação presencial. Por conta desses dados, a temática “O Solucionismo
Tecnológico como suporte educacional pós-covid-19” foi abordada. O artigo se pautou na metodologia de estudo qualitativa. em uma revisão bibliográfica de renomados autores da educação e na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe
(CEPAL) da UNESCO: La educación em tiempos de pandemia, de agosto de 2020, proporcionando a conclusão de que o sistema educacional precisou e precisa se reinventar, se adaptar e aceitar as atribuições tecnológicas, pois essa será a principal forma de atingir os alunos em todas as esferas. Dessa forma, o Solucionismo Tecnológico no sistema educacional está se aportando e as concepções de Morozov se concretizam, em partes, diante da defesa do Solucionismo Tecnológico. Devido ao crescimento desenfreado da tecnologia e à pandemia da Covid-19 que assolou o mundo, o sistema educativo precisou forçosamente mudar alguns princípios, premissas pelas quais este artigo se justifica. Este escrito se destina a todos os profissionais da educação a fim de elucidar e orientar as constantes formações que estão por vir devido aos avanços tecnológicos, haja vista que a tecnologia sempre se fez presente no cotidiano da sociedade, mas a partir da pandemia da Covid-19, a tecnologia se fez ainda mais solucionando muitos problemas, principalmente na educação.