A base epistêmica da filosofia da educação em J. Dewey

Autores

  • Nilton Cesar Silva Lelis

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.393

Palavras-chave:

Filosofia. Filosofia da Educação. Pedagogia. Dewey

Resumo

As mudanças necessárias na educação no final do século XX e início do século XXI tornam-se presentes na atualidade, em que a quantidade deve estar atrelada a qualidade de nossas instituições de ensino. J. Dewey propõe essa reflexão totalmente atual, apesar de o filósofo situar-se há quase noventa anos, através do abandono crítico do ensino escolástico e contrário às correntes tradicionalistas e românticas. O filósofo norte-americano, que influenciou outros educadores como Ausubel e Anísio Teixeira, nos convida a refletir sobre uma escola centrada na pessoa do estudante, atenta às suas necessidades, inserida em uma sociedade através da reflexão científica voltada para uma “práxis” libertadora com vistas à manutenção dos ideais de uma sociedade democrática. O objetivo central deste artigo é demonstrar a atualidade do pensamento de Dewey frente às novas
demandas e desafios educacionais para o século XXI. Tal objetivo é, na verdade, uma revisão bibliográfica do conjunto da obra deste filósofo.

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Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Artigos Originais