A base epistêmica da filosofia da educação em J. Dewey
DOI:
https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.393Palavras-chave:
Filosofia. Filosofia da Educação. Pedagogia. DeweyResumo
As mudanças necessárias na educação no final do século XX e início do século XXI tornam-se presentes na atualidade, em que a quantidade deve estar atrelada a qualidade de nossas instituições de ensino. J. Dewey propõe essa reflexão totalmente atual, apesar de o filósofo situar-se há quase noventa anos, através do abandono crítico do ensino escolástico e contrário às correntes tradicionalistas e românticas. O filósofo norte-americano, que influenciou outros educadores como Ausubel e Anísio Teixeira, nos convida a refletir sobre uma escola centrada na pessoa do estudante, atenta às suas necessidades, inserida em uma sociedade através da reflexão científica voltada para uma “práxis” libertadora com vistas à manutenção dos ideais de uma sociedade democrática. O objetivo central deste artigo é demonstrar a atualidade do pensamento de Dewey frente às novas
demandas e desafios educacionais para o século XXI. Tal objetivo é, na verdade, uma revisão bibliográfica do conjunto da obra deste filósofo.