A importância da afetividade na relação professor-aluno na educação infantil

Autores

  • Mayara Roberta Bruzese
  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli
  • Rosemary Aparecida de Almeida Moraes
  • Fabiana Frolini Marques Mangili

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.394

Palavras-chave:

Educação Infantil. Afetividade. Relação professor-aluno.

Resumo

A afetividade se refere à capacidade do ser humano em ser afetado positiva ou negativamente, tanto por sensações internas como externas. Os vínculos de afetividade e a aprendizagem têm início no ambiente familiar e se estendem para além da escola. Nessa perspectiva, este ensaio teórico teve como principal objetivo discutir a importância e as contribuições da afetividade na relação professor-aluno para a aprendizagem na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória da literatura sobre a temática nas bases de dados SciELO e Google Scholar. Das conclusões,
verificou-se que o afeto é indispensável para o ato de ensinar e está diretamente relacionado com a qualidade das interações e relações nas experiências vivenciadas entre o professor e os alunos.

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Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Artigos Originais