A escolarização de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão de literatura

Autores

  • Débora Repik Jordão

DOI:

https://doi.org/10.47296/mimesis.v3i1.395

Palavras-chave:

TDAH. Escolarização. Ensino Fundamental. Revisão de literatura

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico em que há uma alteração nas regiões frontais do cérebro e suas conexões, fazendo com que a criança demore mais para se desenvolver. Os indivíduos que possuem TDAH requerem atenção especial, já que as características e reações podem fazer com que se sintam abalados, inclusive no ambiente escolar, podendo acarretar diversos problemas como notas baixas e dificuldade de socialização. Este estudo identificou, compreendeu e analisou os estudos realizados na área da educação (inclusiva) quanto à escolarização de
crianças com TDAH no Ensino Fundamental I. Para tanto, realizamos o levantamento das produções na Scientific Eletronic Library Online. Os resultados apontaram que, em busca de uma escolarização adequada, o professor pode adotar algumas estratégias para que o aluno com TDAH se sinta mais acolhido em sala de aula, facilitando a concentração, como por exemplo, colocando-o na primeira carteira, de preferência no meio da sala, longe dos ventiladores, da porta e de possíveis cartazes na parede, procurando estabelecer uma rotina durante as aulas, e explicando o conteúdo com detalhes e sem pressa. Assim, o trabalho baseado em evidências científicas é preponderante para que se evite a medicalização indiscriminada e para que o processo de escolarização dos estudantes com TDAH seja satisfatório. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de capacitar o professor no sentido de atuar junto a esses estudantes, promovendo além de sua interação no ambiente escolar, o aproveitamento dos conteúdos.

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Publicado

2022-10-24

Edição

Seção

Artigos Originais