ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE NA COMARCA DE BAURU

Autores

  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Unesp – Bauru
  • Eliana Marques Zanata Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/ Unesp de Bauru - SP
  • Cássia Aparecida Magna de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Luana Louzada da Costa Goffi Instituto de Ensino Superior de Bauru

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais, Educação Inclusiva, Ministério Público

Resumo

A atuação do Ministério Público para a promoção da educação inclusiva tem como campo de estudo o funcionamento orgânico,  harmônico e independente dos poderes do Estado Democrático de Direito na efetivação dos direitos fundamentais, com destaque para o direito à educação inclusiva. Objetiva-se demonstrar como atuações maduras das instituições estatais, com ênfase para o Ministério Público, apresentam iniciativas colaborativas para a entrega dos direitos vinculados ao mínimo existencial de grande parcela da sociedade. O trabalho desenvolve-se com a mescla da abordagem qualitativa, fundamentando o que aqui se sustenta, e da descritiva, com o relato e a análise dos relatórios do projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2015/22397-5), que avaliou a qualidade da educação ofertada aos alunos do Público-Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru, demonstrando benefícios coletivos e múltiplos resultados deste modelo de atuação conjunta.

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Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos Originais