LIMITES E POTENCIALIDADES NA PESQUISA COM FOCO EM GRUPO TERAPÊUTICO TRANSDISCIPLINAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • FERNANDA MARAFIGA WIETHAN
  • ADRIANA DIAS DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Pesquisa interdisciplinar, Psicologia, Fonoaudiologia, Deficiência intelectual, Processos grupais

Resumo

Objetivo: Descrever os efeitos da realização de um grupo terapêutico transdisciplinar, envolvendo a Psicologia e a Fonoaudiologia, destinada a uma criança com deficiência intelectual e sua família, bem como apresentar os aspectos burocráticos para a execução desse projeto de pesquisa em uma faculdade de pequeno porte. Método: foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, com o relato de experiência do processo de tramitação do projeto até a execução dos grupos terapêuticos com uma criança com diagnóstico de deficiência intelectual e sua família, envolvendo profissionais e acadêmicas da Psicologia e da Fonoaudiologia. Resultados: Muitos desafios foram encontrados nesse percurso desde a elaboração do projeto até a captação dos participantes, entre eles o pouco engajamento da maioria das acadêmicas envolvidas e a interrupção do projeto devido à pandemia da COVID-19. Mesmo assim, alguns avanços foram percebidos na família, como busca por terapeuta ocupacional para auxiliar no caso e esforço para dar mais independência à criança. Considerações finais: Conclui-se que a pesquisa ainda é pouco valorizada no Brasil em diferentes instâncias e que a realização de grupos terapêuticos transdisciplinares parece ser uma estratégia promissora na melhora da dinâmica familiar, na comunicação e na independência das pessoas com deficiência intelectual.

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Publicado

17-12-2021

Edição

Seção

Artigos Originais