ANÁLISE DOS NÍVEIS DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E ANSIOSOS EM ACADÊMICOS DOS CURSOS DE MEDICINA E ODONTOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.47296/salusvita.v41i02.274Palavras-chave:
Esgotamento Emocional, Sofrimento Psicológico, Educação de Graduação em Medicina, Ajustamento EmocionalResumo
Objetivo: Avaliar a correlação de fatores estressores e o desenvolvimento de transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, nos acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Resultados: Observou-se que a maioria das repercussões psicológicas se encontram no em estudantes do sexo feminino, em decorrência da insatisfação do desempenho acadêmico, dos elevados níveis de estresse submetidos ao longo da graduação e do apoio emocional insuficiente. Conclusão: Os achados demonstram a necessidade de repensar sobre as metodológicas pedagógicas e de auxílio psicológico aos acadêmicos, em vista de minimizar o impacto negativo dos eventos estressores na formação acadêmica dos estudantes.