Profile of the patients of the Clinic of Phoniatry evaluated with Auditory Processing examination.
Perfil dos pacientes do Ambulatório de Foniatria avaliados com exame de Processamento Auditivo.
DOI:
https://doi.org/10.47296/salusvita.v41i03.324Palavras-chave:
Auditory Processing, Phoniatry, patient profile, Otorhinolaryngology, speech and language changes, Attention Deficit Disorder with Hyperactivity, Learning, Auditory Diseases, Central, Auditory Cortex, Epilepsy, Epilepsy, RolandicResumo
Introdução: Processamento auditivo (PA) é o conjunto de habilidades específicas necessárias para a compreensão da informação auditiva. Objetivo: Analisar o perfil dos pacientes avaliados com PA, no período de 2010 a 2016, no Ambulatório de Foniatria. Métodos: Estudo descritivo e retrospectivo, através do levantamento dos exames de PA, no período citado. Casuística dividida em três grupos de faixa etária (critérios OMS, 2000). Avaliadas, dentre outras características: sexo; principais queixas que motivaram o encaminhamento; e resultados dos testes de PA. Incluídos: pacientes avaliados no ambulatório de foniatria, encaminhados para realização de PA. Excluídos: pacientes que não finalizaram a avaliação. Resultados: Foram avaliados 119 pacientes, sendo 50 crianças, 52 adolescentes e 17 adultos; maioria do sexo masculino, na proporção de 1:1,18. Em 82% das crianças, um sintoma frequente foi o pedido de repetição do que foi dito; 88,4% dos adolescentes pareciam não entender ou ouvir mal; e 82,3% dos adultos apresentaram dificuldade de memorização. O teste mais alterado em todos os grupos foi o SSW (esquerda competitiva) em 52% das crianças, 38,4% dos adolescentes e 43,7% dos adultos. No teste de PPS, a Nomeação apresentou alteração em crianças e adolescentes (respectivamente, 43,7% e 30,7%) e o Humming, em adultos (31,2%). Conclusões: Houve predomínio de crianças e adolescentes do sexo masculino. Os sintomas mais frequentes foram: crianças pediam para repetir com frequência o que foi dito, adolescentes pareciam não entender ou ouvir mal, adultos apresentavam dificuldade de memorização. Principais testes alterados: PPS (Nomeação - crianças e adolescentes; e Humming - adultos) e SSW (esquerda competitiva).