Impacto da COVID-19 no desempenho acadêmico dos estudantes de ensino superior da área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47296/salusvita.v41i03.408

Palavras-chave:

COVID-19, Desempenho acadêmico, Estudantes, Saúde

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 no desempenho acadêmico de graduandos da área da Saúde. Estudantes, regularmente matriculados em cursos de graduação da área da Saúde de uma instituição de ensino superior, responderam a um questionário on-line via Google Forms. Esse questionário era composto por 30 questões de múltipla escolha referentes a dados pessoais, forma de estudo, expectativas profissionais e estado emocional em relação ao isolamento.  Os dados obtidos foram analisados estatisticamente e as questões avaliadas por meio de modelos dicotomizados, regressão logística e análise estatística multivariada a partir de variáveis significativas em modelos uni variados (p<. 05) e Odds Ratio (OR). A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que a COVID-19 promoveu diversas mudanças na sociedade, como o medo de contaminação, o isolamento social, a suspensão de atividades acadêmicas presenciais e a adoção de novas metodologias de ensino universitário. Diante de tais transformações, o ser humano se afirmou resiliente e adaptativo. Conclui-se que a Educação a Distância mostrou ser um suplemento ou  uma alternativa para momentos de isolamento social, ainda que o aprendizado presencial permaneça um componente essencial do currículo clínico. Dessa forma, essa crise pode ser o catalisador para novos recursos e metodologias.

Publicado

28-11-2023

Edição

Seção

Artigos Originais