Indicadores de sustentabilidade para uma instituição de ensino superior: avaliação de desempenho

Autores/as

  • Julia Meneghetti Savio
  • Beatriz Antoniassi Tavares

Palabras clave:

pilares da sustentabilidade; triple bottom line; índices; ensino; desenvolvimento sustentável.

Resumen

A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nas agendas nacionais e internacionais e
sabe-se que através da sua prática e desenvolvimento, muitos problemas atuais e futuros podem
ser evitados. Mas para que isso aconteça é preciso traçar metas e fazer uso de indicadores
para buscar o desenvolvimento sustentável. No entanto, apesar de haver muitos trabalhos
utilizando indicadores de sustentabilidade no setor empresarial, há pouca pesquisa voltada
para as Instituições de Ensino Superior (IES), que têm uma posição privilegiada para ajudar
a desenvolver os indicadores que são os pilares da sustentabilidade. Diante do exposto, este
trabalho desenvolveu um índice quantitativo para avaliar o desempenho de uma instituição de
ensino superior frente a indicadores de sustentabilidade. A partir do conjunto de indicadores
de sustentabilidade elaborado por Silva e Almeida (2019), foi desenvolvido um sistema/índice
quantitativo que servirá de base para a elaboração e aplicação de um instrumento diagnóstico
para análise de desempenho sustentável de uma instituição de ensino superior. Espera-se com
esse estudo desenvolver um sistema de indicadores quantitativos, capaz de medir o progresso
e o que tem sido feito para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável de IES e assim
propor ações para melhorar as práticas e comportamentos em busca de uma instituição mais
sustentável.

Publicado

2023-09-08