ARTIGO 7. A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DAS ADOLESCENTES

Autores/as

  • Ana Julia Miras da Silva
  • Fabio Jose De Souza

Palabras clave:

Adolescentes; Comportamento alimentar; Influência dos alimentos; Mídias sociais.

Resumen

A imagem do corpo humano magro e jovial é relacionado com o status de sucesso, bem-estar, felicidade e liberdade, muito se deve a indústria da beleza que estabelece como foco exibir apenas esse padrão de beleza e estético único. A população mais afetada e que sofre com a insatisfação em relação à imagem corporal são as mulheres, principalmente adolescentes, devido a uma forte cobrança social e influência da mídia. Com o fácil acesso às informações devido as mídias sociais, foi identificado que as pessoas mais vulneráveis que não se encaixam nesse padrão de beleza, ficam mais suscetíveis a desenvolver os transtornos alimentares. Este estudo teve como objetivo abordar a influência das mídias sociais no comportamento alimentar das adolescentes. O estudo justificou-se pelo grande impacto das redes sociais, impondo padrões estéticos, muitas vezes inalcançáveis, influenciando na construção corporal e na propagação de ideais de beleza, colaborando para o aumento da insatisfação corporal e na adoção de comportamentos alimentares disfuncionais nas mulheres. Para obtenção de dados, foram utilizados artigos em língua portuguesa e estrangeira (inglês e espanhol) disponíveis nas plataformas digitais eletrônicas Scielo e Google Academics. Diante das pesquisas apresentadas neste trabalho, ficou evidente a forte influência das mídias sociais no comportamento alimentar das adolescentes. Assim, ressaltou-se a importância do desenvolvimento de ferramentas que contribuam diretamente na promoção da educação para a alimentação saudável.

Publicado

2024-12-04