Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Não há quaisquer relações ou atividades descritas neste manuscrito com os interesses secundários dos autores que possa comprometer a publicação do mesmo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O manuscrito submetido à avaliação na Revista InterAção não foi publicado em diversos meios, seja parcial ou integralmente, e ainda não foi submetido a nenhuma outra revista.
  • Todos os coautores indicados no trabalho , concordam com as condições de submissão.

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

  1. Política e Objetivos

1.1 Para a submissão, os manuscritos devem ser originais e exclusivos, escritos em português, espanhol, francês, inglês ou italiano. Em casos excepcionais de republicação de trabalhos nacionais ou estrangeiros, há necessidade de apresentar autorização formal do(s) autor(es) e da publicação que possui o copyright. Para os manuscritos que envolvem seres vivos, os autores devem citar e apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

1.2 Ao encaminhar o manuscrito para  a Revista Interação- Práticas extensionistas, o(s) autor(es) se compromete(m) a não enviá-lo para outra publicação periódica até que o processo de avaliação seja encerrado. Em caso de aceitação final do artigo, a revista Interação- Práticas extensionistas passa a ter os direitos autorais. O(s) autor(es) deverá (ão) preencher e assinar o termo referente aos direitos autorais e exclusividade para a revista. Ao submeter o manuscrito, os autores deverão, obrigatoriamente, encaminhar a declaração de conflito de interesse preenchida e assinada por todos os envolvidos. Acesse o link  para obter o modelo. Em caso de republicação, a revista deve ser consultada.

   1.3 A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

  1. Processo de avaliação dos Manuscritos

2.1 O Conselho editorial e, pelo menos, dois reconhecidos especialistas de áreas específicas, serão convidados pela Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária para emitirem parecer acerca do manuscrito encaminhado à publicação.

2.2 A Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária reserva-se o direito de selecionar os artigos recebidos, bem como de proceder, quando for o caso, as modificações de ordem editorial (formal, ortográfica, gramatical) antes de serem encaminhados para a edição on-line. De tais modificações será dada ciência ao(s) autor(es).

2.3 Reserva-se ao(s) autor(es) o direito de não concordar(em), parcial ou integralmente com a avaliação realizada, neste caso, o(s) envolvido(s) deverá(ão) justificar, por escrito, os motivos da não aceitação.

2.4 A Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária não se responsabiliza pelas opiniões contidas nos trabalhos.

2.5 Os artigos resultantes de pesquisas que envolvam a anuência de seres vivos, quando for indispensável, precisam ser acompanhados do Termo de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem dos autores.

2.6  Não há custo monetário para os envolvidos no processo de submissão e publicação tanto por parte dos autores quantos pela Revista Interação- Práticas extensionistas.

  1. Normas para apresentação

3.1 Formatação - Os trabalhos devem ter como formatação: página A4, margem superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12.

3.2 O(s) nome(s) do(s) autor(es), seus créditos acadêmicos e os dados da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(s) - (nome por extenso da instituição, cidade, estado, país, CEP, e-mail) deve(m) ser transcrito(s) na página de rosto, a fim de assegurar o anonimato no processo de avaliação do artigo. Ainda, nessa mesma página deverá ser identificado o autor que manterá contato com a equipe editorial.

3.3 A primeira página do texto deve incluir o título e omitir o nome do autor e seu local de trabalho.

3.4 A normalização dos trabalhos devem seguir as Normas da ABNT para Informação e Documentação, em especial as:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. RJ: ABNT, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. RJ: ABNT, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. RJ: ABNT, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ: ABNT, 2018.

3.5 Cabeçalho – Título do trabalho, em português e em inglês.

3.6 Resumo em português – Deve expressar de forma concisa o conteúdo do trabalho, ressaltando de forma estruturada o objetivo, método, resultados e conclusão ou considerações finais. O texto não deverá exceder 300 palavras (para artigos originais) e 150 palavras (para notas e comunicações breves). Acessar as orientações da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. RJ: ABNT, 2003.

3.6.1 Palavras-chave e descritores – Corresponde às palavras e expressões que identificam o conteúdo do manuscrito. É recomendada a inserção de 3 a 5 descritores separados entre si por ponto e consultados nos descritores em saúde (NBR 6028/2003). Acessar https://decs.bvsalud.org/. DeCS.

3.6.2 Resumo e palavras-chave em Inglês – Abstract and keywords. Os unitermos em inglês deverão acompanhar o Abstract, adotando o termo Keywords. Acessar https://decs.bvsalud.org/, MesSH.

3.7 Texto – Obrigatoriamente, deve-se obedecer a forma convencional do artigo científico, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais, conforme mencionado na NBR 6022/2018. Acesse a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica: apresentação. RJ: ABNT, 2018.

3.8 Agradecimentos – Eventuais colaboradores, técnicos e/ou órgãos financiadores poderão ser referidos neste item, que deverá ser breve, claro e objetivo, ao final do texto e antes das Referências.

3.9 Referências – Devem ser ordenadas pela ordem alfabética do sobrenome do(s) autor(es) e representadas conforme NBR 6023/2018. Vide ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. RJ: ABNT, 2018.

3.10  Os artigos deverão conter as informações estritamente necessárias à sua compreensão, não devendo ultrapassar 35 laudas, incluindo tabelas e figuras. Deverão conter somente nomenclaturas, abreviaturas e siglas oficiais ou consagradas pelo uso comum. Inovações poderão ser empregadas, desde que devidamente explicadas.

3.11  Tabelas - A identificação da tabela deve figurar na parte superior da mesma, em algarismo arábico, precedido da palavra Tabela, seguida pelo título, item obrigatório, sem ponto final. Na parte inferior deve-se citar a fonte, identificando o(s) responsável(is) pelos dados numéricos, como também a legenda. A identificação deste(s) deve ser precedida da palavra “Fonte”. A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita, elas devem ser “abertas” em suas laterais, permitindo somente linhas horizontais na primeira e última linha. Recomenda-se que uma tabela seja apresentada em uma única página. Os dados apresentados em tabelas não devem ser em geral, repetidos em gráficos, muito menos no texto. As notas de rodapé das tabelas devem restringir-se ao mínimo possível e ser referidas por asteriscos. Para maiores esclarecimentos acesse o documento disponível em https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf.

3.12 Ilustrações - Fotografias, gráficos, desenhos, mapas, quadros etc., serão designados no texto como “FIGURAS” e devem ser enumerados sequencialmente com algarismos arábicos. Quando o número de ilustrações for considerado excessivo, a Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária reserva-se o direito de solicitar a redução e/ou adequação.

3.13 Citações de Texto - A Revista Interação- Práticas extensionistas adota o sistema autor-data para a citação dos autores no texto. Para consultar os tipos e exemplos de citação, acesse o Guia para normalização, disponível em https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf.

3.14  Citações bibliográficas curtas (até três linhas) são inseridas no texto, entre aspas. Citações longas (mais de três linhas) devem constituir parágrafos independentes, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte do mesmo tipo (Times New Roman) e de nº 10, sem aspas.

3.15 Referências (elemento pós-textual)

Para maiores informações de como redigir as referências citadas no texto, acesse o Guia para Normalização, disponível em:  https://unisagrado.edu.br/custom/2008/uploads/biblioteca/normatiacao/2020/guia-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos_2019.pdf

Cabe a responsabilidade do(s) autor(es) a exatidão das referências e a correta citação de seus dados no texto. Comunicações pessoais, trabalhos em andamentos e não publicados, esses não devem ser incluídos na lista de referências bibliográficas, mas citados em nota de rodapé.

  1. Envio de Manuscritos

O autor deverá encaminhar o manuscrito à Revista Interação- Práticas extensionistas, somente on line.

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