Café com práticas
uma prosa entre a extensão, professores, alunos e comunidade
Palavras-chave:
Extensão Universitária., Café com Ideias., Curricularização da Extensão., Interdisciplinaridade.Resumo
Introdução: Após três anos de implementação das Práticas Curriculares
de Extensão na Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais, a Pró-Reitoria de Extensão realizou um encontro entre os
principais atores envolvidos: professores(as), alunos(as) e comunidade;
uma oficina com objetivo de promover o diálogo e a reflexão
sobre a Extensão Universitária. Estiveram presentes quarenta e seis
participantes. Objetivos: O presente artigo tem como objetivos descrever
a atividade e os resultados que dela se depreendem, além de
expressar reflexões sobre estas novas práticas de ensino-aprendizagem,
que guardam em sua composição a indissociabilidade entre o
ensino-extensão-pesquisa desenvolvidas nos diferentes campos de
saberes da PUC Minas. Método: A atividade foi baseada na metodologia
do “Café com Ideias”, que estabelece um processo de conversação
simples que visa gerar e fomentar diálogos construtivos e colaborativos
entre os participantes. Resultados: A partir dos relatos
coletados na atividade foi realizada uma análise de conteúdo, onde
se destacaram algumas categorias como a formação humanística, a
interdisciplinaridade e o impacto social como fatores relevantes em
suas experiências proporcionadas pela Extensão Universitária. Conclusão:
Pode-se dizer que a metodologia utilizada no “Café” aproximou
e horizontalizou a troca de experiências entre os protagonistas
das práticas.