Influência do ambiente institucional na configuração do mercado da castanha de caju em Moçambique.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47296/interao.v4i2-2022.402

Palavras-chave:

Castanha de Cajú, Ambiente institucional, Moçambique, Mercados do Cajú, NEI

Resumo

A presente pesquisa, propôs-se a analisar a influência do ambiente institucional na configuração dos mercados da castanha de cajú em Moçambique. O estudo estabelece um suporte teórico e analítico para o melhor entendimento do sistema agroindustrial da castanha de cajú em Moçambique sob abordagem da nova economia institucional. Analisou-se políticas, leis, normas e acordos comerciais diversos, que permitiram a identificar a influência do ambiente institucional e organizacional sobre a organização dos mercados da castanha de cajú, mapear as organizações de apoio e o seu papel no funcionamento dos mercados e por fim, construir um quadro histórico da produção e comercialização da castanha de cajú proveniente de Moçambique.

Biografia do Autor

Lucilio Bule, UFRGS

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil.

Professor Doutor Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Professor permanente nos programas de Pós-Graduação em Agronegócio (CEPAN) e em Desenvolvimento Rural (PGDR).

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

Bule, L., & Schultz, G. . (2023). Influência do ambiente institucional na configuração do mercado da castanha de caju em Moçambique. Revista InterAção, 4(2-2022). https://doi.org/10.47296/interao.v4i2-2022.402