Redução Da Geração De Resíduos Em Uma IES: O Impacto De Um Projeto De Extensão Universitária
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação Ambiental, Ensino SuperiorResumo
A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nas agendas nacionais e internacionais e sabe-se que através da sua prática e desenvolvimento, muitos problemas atuais e futuros podem ser evitados, tais como a redução da geração de resíduos e desperdícios. E, nesse sentido as Instituições de Ensino Superior têm uma posição privilegiada para ajudar a desenvolver os pilares da sustentabilidade, dentre eles a educação para o desenvolvimento sustentável por meio da mudança de hábitos na comunidade do campus. No entanto, apesar de haver muitos trabalhos avaliando a sustentabilidade no setor empresarial, há pouca pesquisa voltada para as instituições de ensino superior e menos ainda as que dão enfoque na redução da geração dos resíduos e seu impacto na sociedade. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação, no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), do projeto de extensão Reger (Redução da Geração de Resíduos). Para tanto realizou-se o diagnóstico dos resíduos gerados no campus, capacitou-se discentes, professores e colaboradores para o correto gerenciamento, separação e destinação dos resíduos gerados e foram elaboradas e implementadas propostas para reduzir a geração dos resíduos no campus. Verificou-se que com a implementação do projeto os resíduos passaram a ser destinados corretamente e houve ainda uma identificação padronizada das lixeiras, facilitando a comunicação e capacitação dos envolvidos que, a partir do conhecimento adquirido, puderam contribuir com ações sustentáveis no campus e na comunidade em que estão inseridos. Concluiu-se que o projeto de extensão cumpre com sua função de incorporar de forma permanente a discussão e ação sobre o tema sustentabilidade na instituição.