O Desempenho De Cuidadores Nas Ações De Promoção De Saúde Bucal De Pessoas Com Deficiência

Autores

  • Marta, Sara Nader
  • Trize, Débora Melo
  • Wilson Luis Salvador Junior
  • Franzolin, Solange de Oliveira Braga

Palavras-chave:

Saúde bucal, pessoas com deficiência, cuidadores

Resumo

Objetivo: Atividades diárias da pessoa com deficiência são usualmente realizadas por um cuidador, assim é fundamental conhecer a rotina desta díade. Esta pesquisa propôs caracterizar o cuidador e identificar lacunas na capacitação destes quanto aos cuidados com a saúde bucal.

Material e Método: Foram entrevistados 200 cuidadores de pessoas com deficiência, em única abordagem. O questionário de respostas fechadas e abertas enfocou: importância e realização da higiene bucal; acesso aos serviços especializados e orientações recebidas; dificuldades para a realização dos cuidados básicos. Os dados foram analisados pelo exame do conteúdo das respostas, mediante agrupamentos que chegassem à significação. Resultados: Os dados mostraram a mãe como cuidadora (68%); 100% dos respondentes julgaram importante a saúde bucal; 35% apontaram dificuldades no manuseio e na manutenção da abertura de boca (28%) do paciente durante a escovação, porém a realizaram 3 vezes ao dia. Sobre o açúcar nos medicamentos, 67% dos entrevistados relataram desconhecimento. Quanto à possiblidade de redução do fluxo salivar por medicamentos, em 87% houve ausência da orientação. A higiene bucal foi realizada pelos cuidadores 3 vezes ao dia pela maior parte dos entrevistados.

CONCLUSÃO: Existe necessidade de medidas educativas com relação à saúde bucal e o desenvolvimento de técnicas facilitadoras para a realização da higiene bucal em pessoas com deficiência para otimizar a rotina dos cuidadores e viabilizar uma limpeza adequada contribuindo para a manutenção da saúde bucal. Além disso, há necessidade de capacitação de mais profissionais para o atendimento desta população na rede básica de saúde.

 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Nader Marta , S. ., de Melo Trize , D. ., Salvador Junior , W. L. ., & de Oliveira Braga Franzolin, S. . (2021). O Desempenho De Cuidadores Nas Ações De Promoção De Saúde Bucal De Pessoas Com Deficiência. Revista InterAção, 1(1), 41–53. Recuperado de https://revistas.unisagrado.edu.br/index.php/interacao/article/view/62