O Desempenho De Cuidadores Nas Ações De Promoção De Saúde Bucal De Pessoas Com Deficiência
Palavras-chave:
Saúde bucal, pessoas com deficiência, cuidadoresResumo
Objetivo: Atividades diárias da pessoa com deficiência são usualmente realizadas por um cuidador, assim é fundamental conhecer a rotina desta díade. Esta pesquisa propôs caracterizar o cuidador e identificar lacunas na capacitação destes quanto aos cuidados com a saúde bucal.
Material e Método: Foram entrevistados 200 cuidadores de pessoas com deficiência, em única abordagem. O questionário de respostas fechadas e abertas enfocou: importância e realização da higiene bucal; acesso aos serviços especializados e orientações recebidas; dificuldades para a realização dos cuidados básicos. Os dados foram analisados pelo exame do conteúdo das respostas, mediante agrupamentos que chegassem à significação. Resultados: Os dados mostraram a mãe como cuidadora (68%); 100% dos respondentes julgaram importante a saúde bucal; 35% apontaram dificuldades no manuseio e na manutenção da abertura de boca (28%) do paciente durante a escovação, porém a realizaram 3 vezes ao dia. Sobre o açúcar nos medicamentos, 67% dos entrevistados relataram desconhecimento. Quanto à possiblidade de redução do fluxo salivar por medicamentos, em 87% houve ausência da orientação. A higiene bucal foi realizada pelos cuidadores 3 vezes ao dia pela maior parte dos entrevistados.
CONCLUSÃO: Existe necessidade de medidas educativas com relação à saúde bucal e o desenvolvimento de técnicas facilitadoras para a realização da higiene bucal em pessoas com deficiência para otimizar a rotina dos cuidadores e viabilizar uma limpeza adequada contribuindo para a manutenção da saúde bucal. Além disso, há necessidade de capacitação de mais profissionais para o atendimento desta população na rede básica de saúde.