Educação E Saúde: Relato De Experiência Do Projeto De Extensão “Ambulatório Para Tratamento De Feridas”

Autores

  • Aline Gizélia Salatino
  • Marcia Aparecida Nuevo Gatti

Palavras-chave:

Feridas complexas, Cicatrização, Lesões, Assistência ambulatorial

Resumo

Introdução: A educação em saúde deve ser entendida como uma importante vertente à prevenção, e que na prática deve estar preocupada com a melhoria das condições de vida e de saúde das populações. É através da participação em projetos de extensão que o estudante desfruta do contato antecipado com seu futuro exercício profissional, além de proporcionar benefícios à sociedade. Vale ressaltar que as ações de extensão devem estar articuladas com o ensino e a pesquisa, pois as mesmas são indissociáveis. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos de graduação sobre o impacto do projeto de extensão universitária “Ambulatório de Tratamento de Feridas Complexas” em suas futuras carreiras, bem como a experiência dos usuários deste serviço.

Método: Descrição quantitativa das atividades desenvolvidas e relato qualitativo das experiências de alunos participantes do projeto e de membros da comunidade de usuários. Resultado: No ano de 2018 foram realizados mais de 400 atendimentos de pessoas com feridas complexas, com resoluções de casos complexos, muitos dos quais previamente indicados a procedimentos de amputação e/ou realização de enxertos. No ano de 2019 foram realizados 458 atendimentos, beneficiando indiretamente mais de 1374 pessoas. Neste período, foram desenvolvidos projetos de pesquisa por graduandos e pós-graduandos. Considerações Finais: Por parte dos alunos participantes, houve a percepção do alto impacto das atividades desenvolvidas, especialmente devido a uma demanda reprimida na população atendida por informações científicas para as auxiliarem no cuidado com as lesões e patologias. Adicionalmente, o impacto das atividades e orientações transmitidas não se restringiram à população atendida uma vez que ao receberem as orientações transmitidas de maneira clara e acessível, os mesmos passavam a atuar como multiplicadores, disseminando o conhecimento em seus círculos familiar e social.

 

 

 

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Gizélia Salatino, A. ., & Nuevo Gatti, M. A. (2021). Educação E Saúde: Relato De Experiência Do Projeto De Extensão “Ambulatório Para Tratamento De Feridas”. Revista InterAção, 1(1), 83–93. Recuperado de https://revistas.unisagrado.edu.br/index.php/interacao/article/view/63

Edição

Seção

Relato de Experiência