O Paciente com deficiência e sua inclusão na Odontologia: Um relato de 24 anos de experiência

Autores

  • Marta, Sara Nader
  • Cardoso, Camila Lopes
  • Vitor, Luciana Lourenço Ribeiro
  • Magalhães, José Augusto dos Santos

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Assistência Odontológica, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida

Resumo

A incidência de deficiência é de cerca de 10% da população. No Brasil este índice chegou a 23,9% (IBGE, 2010), comprometendo mais de 45 milhões de habitantes. Destes, 2/3 não tem qualquer tipo de assistência. O atendimento odontológico às pessoas com deficiência é bem escasso pela falta de serviços e profissionais habilitados; trata-se de um grupo vulnerável pelas inúmeras dificuldades, o que justifica o desenvolvimento deste projeto. O Programa de Assistência Integral ao Paciente Especial (PAIPE) é um projeto desenvolvido no UNISAGRADO, desde 1997 e a partir de 2005 em parceria com o Hospital Estadual de Bauru, para a realização dos procedimentos em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. Metodologia: Este projeto se desenvolve nas clínicas odontológicas do UNISAGRADO (ambulatório) e no Hospital Estadual (atendimento hospitalar) e caracteriza-se como um projeto de extensão, de prestação de serviço aliado à pesquisa. Segue-se o seguinte protocolo de atendimento:  1-Ambulatorial -  Clínicas odontológicas do UNISAGRADO, utilizando a infraestrutura da clínica (equipamentos e materiais de consumo).  2-Hospitalar - Hospital Estadual de Bauru- FAMESP (HE), com a realização de anestesia geral, utilizando a infraestrutura do centro cirúrgico bem como os profissionais (médicos e enfermeiros) do HE; além dos docentes e discentes do UNISAGRADO.  3-Tratamento preventivo e de manutenção - após a realização do tratamento cirúrgico-restaurador os pacientes são acompanhados para prevenção e manutenção da saúde bucal, periodicamente. Os tratamentos/acompanhamentos são realizados pelos estudantes supervisionado por docentes. Resultados: Assistência Odontológica a pessoas com deficiência em âmbito ambulatorial e hospitalar; vivência do estudante em trabalhar em equipes multiprofissionais. Além disso, o princípio extensionista está vinculado ao desenvolvimento de pesquisas; divulgação dos resultados em congressos, publicações de artigos científicos, desenvolvimento de material educativo, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Nestes quesitos, ao longo destes anos foram desenvolvidos oitenta e seis produtos, além da participação, junto ao Ministério da Saúde, na confecção do Guia Prático de Saúde Bucal à pessoa com deficiência. Conclusão: O projeto de extensão em pauta propicia, além do benefício ao público alvo, o desenvolvimento do estudante em sua formação técnica e humanística, consolidando o princípio básico da extensão que é a aplicação prática do conhecimento em prol da resolução de um problema social, aliado ao ensino e pesquisa. Desta forma busca-se o desenvolvimento da promoção da saúde bucal e melhorando de maneira significativa a qualidade de vida da população assistida.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Nader Marta , S. ., Lopes Cardoso , C. ., Lourenço Ribeiro Vitor, L. ., & dos Santos Magalhães, J. A. . (2021). O Paciente com deficiência e sua inclusão na Odontologia: Um relato de 24 anos de experiência. Revista InterAção, 1(1), 95–108. Recuperado de https://revistas.unisagrado.edu.br/index.php/interacao/article/view/64

Edição

Seção

Relato de Experiência