O ENSINO DA SAÚDE PÚBLICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • AMANDA SOUSA ROVERI
  • LUCIANA THAIS RANGEL SOUZA
  • LUARA NOVAES COUTINHO

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Saúde Pública, Estudantes

Resumo

O Cirurgião-Dentista, no passado, era capacitado a trabalhar apenas com técnicas tradicionais e individualistas, em consultórios particulares. Na atualidade, as Instituições de Ensino Superior juntamente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) permitem que esses profissionais tenham a integração do ensino-serviço em Saúde Pública durante a sua formação acadêmica. O aprendizado da Saúde Pública a partir dos estágios supervisionados no Sistema Único de Saúde visa a qualidade da formação profissional. O objetivo deste estudo é relatar a importância do aprendizado de Saúde Pública na graduação em Odontologia. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada, realizada através de consultas a artigos científicos selecionados, utilizando os bancos de dados online da PubMed, Lilacs e Bireme. Estudos evidenciam que as DCNs em Odontologia foram responsáveis pela elaboração de orientações sobre as políticas educacionais brasileiras, as quais se integraram com o sistema de Saúde Pública. As modificações ocorridas ao longo do processo histórico da formação dos Cirurgiões-Dentistas são benéficas, entretanto, ainda é considerada uma dificuldade para Instituições de Ensino Superior. O ensino-aprendizado da Saúde Pública para os alunos de graduação em Odontologia permite a formação do profissional com visão abrangente, possibilitando a construção do senso crítico, habilidades humanas e éticas sobre suas atividades profissionais na rede de serviço de saúde.

Publicado

30-03-2022

Edição

Seção

Artigo de Revisão