v. 40 n. 3 (2021): Revista Salusvita

					Visualizar v. 40 n. 3 (2021): Revista Salusvita

O volume três do ano de 2021 da Revista Salusvita está predominantemente constituído por estudos relacionados à área de odontologia englobando técnicas terapêuticas, materiais, medicamentos e abordagem educacional. São oito estudos sendo dois originais e seis revisões de literatura.     A atividade antibacteriana dos cimentos endodônticos acrescidos de amoxicilina e ciprofloxacina foi testada frente a duas linhagens ATCC de Enterococcus faecalis pela técnica de difusão radial e pelo teste de contato direto.  Todos os cimentos tiveram a ação potencializada pela adição dos antibióticos.         Pela avaliação retrospectiva de prontuários, a eficácia do uso tópico de Propionato de Clobetasol 0,05% em solução aquosa para lesões foi estudada. Todos os casos apresentaram resolução da sintomatologia, sem reação adversa, no entanto alterações clínicas leves e assintomáticas permaneceram.           A consistência científica quanto à interferência do acesso coronário na resistência dentária foi investigada por Rodrigues e colaboradores. Por meio de revisão de literatura, os pesquisadores concluíram que o acesso minimamente invasivo não apresenta diferença quanto ao aumento da resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente.            No campo da dentística, o assunto abordado foi os pinos de fibra de vidro com ênfase nos aspectos gerais, propriedades e considerações biomecânicas.  Esses pinos apresentam vantagens como excelentes propriedades estéticas, facilidade de execução da técnica, baixo custo, biocompatibilidade com tecidos e diminui a probabilidade de fraturas sendo esses uma opção para a reabilitação de dentes tratados endodonticamente com extensas perdas coronárias.      A efetividade da hipnose no manejo comportamental de crianças na redução da dor e/ou da ansiedade durante o tratamento odontológico foi investigada através da revisão de literatura. De quarenta artigos encontrados, seis foram considerados para análise. A hipnose diminui a frequência cardíaca, a resistência física, a ansiedade e a dor e possibilita melhor cooperação por parte dos pacientes odontopediátricos. No que tange o campo da estética, dois estudos são apresentados. O primeiro se refere ao clareamento dental interno. Nesse foram debatidas as técnicas, vantagens e desvantagens, e trazidas as atualizações sobre o tema.                     O segundo contempla o lifting labial contendo explanações sobre a estrutura anatômica, as indicações e técnicas cirúrgicas existentes.    E para fechar a grande área da odontologia, a temática sobre saúde pública e qualidade de formação profissional foi revisada por meio de revisão de literatura. Pela análise feita pelos autores, as modificações na formação dos profissionais foram benéficas, oferecendo ao discente uma visão abrangente, desenvolvimento do senso crítico, habilidades humanas e éticas.

            Em continuidade, são apresentados dois estudos na área de treinamento físico e educação, respectivamente. Arca e colaboradores investigaram em idosos com obesidade a influência do treinamento aquático resistido na funcionalidade global. Foi um estudo, de dois braços, paralelo, aberto, com randomização simples, com treinamento aquático resistido executado no período de 11 semanas, com frequência de duas vezes semanais e duração de 35 minutos cada sessão. Houve aumento da força, resistência muscular e flexibilidade; melhora do equilíbrio, marcha e função física nessa amostra.

            E para finalizar este volume, a problematização sobre quais métodos de avaliação de ensino-aprendizagem da educação em saúde nas escolas, no contexto da Atenção Primária, para crianças e adolescentes foi motivo de estudo. O destaque foi relacionado ao ensino-aprendizagem, no qual as estratégias mais efetivas foram aquelas que incluíam a família e a comunidade e/ou desenvolviam a autonomia do aluno no processo.

            Sendo assim, encerramos esta breve apresentação e convidamos a todos para prestigiar esse volume e esperamos que os estudos publicados possam contribuir com novas ideias de pesquisa e servir para embasamento de estudos futuros.

           

Equipe editorial

Bruno Martinelli

Joel Ferreira Santiago Júnior

Publicado: 27-04-2023

Editorial

Entrevista

Sumário

Artigos Originais

Artigo de Revisão