INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA ATENÇÃO BÁSICA- SCOPING REVIEW

Autores

  • BIANCA SANTA MARIA
  • MANUELLA SILVA PASCHOA
  • MARIA CLARA DE FREITAS DANTAS
  • ALESSANDRA MAZZO

Palavras-chave:

Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Estudos de avaliação como assunto, Serviços de saúde escolar, Ensino Fundamental e Médio

Resumo

Identificar, junto à literatura, quais os métodos mais eficientes para avaliar a aplicação dos materiais didáticos na Atenção Básica, enfatizando o público infanto-juvenil, Scoping Review, por meio da pergunta de pesquisa: “Quais os métodos de avaliação de ensino-aprendizagem da educação em saúde nas escolas, no contexto da Atenção Primária, para crianças e adolescentes?”. A busca foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Search for an Author Profile (SCOPUS) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Entre os 285 estudos encontrados, 13 fizeram parte da amostra por responderem à pergunta de pesquisa. Entre os 13 estudos analisados, 9 (69,24%) foram publicados nos últimos nove anos e 4 (30,76%) entre 1991 e 1999. Todos são de língua inglesa e a maior parte deles aborda hábitos alimentares e físicos (30,7%). Sobre o ensino-aprendizagem, as estratégias mais efetivas foram aquelas que incluíam a família e a comunidade e/ou desenvolviam a autonomia do aluno no processo. A maioria utilizou questionários autorais para avaliar a educação em saúde, exceto na temática alimentação e atividades físicas, em que dados antropométricos foram mais frequentemente utilizados. O assunto é recente, publicado, na maior parte, no exterior. A maioria dos instrumentos de avaliação foram criados pelos próprios autores e os aspectos clínicos majoritariamente investigados nos estudos tratavam sobre as questões alimentares. As estratégias de ensino-aprendizagem mostraram-se mais efetivas quando adolescentes eram o público-alvo. 

Publicado

30-03-2022

Edição

Seção

Artigo de Revisão